Concretizando frações

Professora Juliana Aparecida Cruz Malaquias de Paula, 5º ano. Escola Municipal Professor Ivon Zardo




Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Professor Ivon Zardo fizeram uma deliciosa pizza de queijo, tomate e manjericão.

O objetivo da atividade culinária foi de trabalhar concretamente as frações, para que déssemos continuidade ao conteúdo curricular de localização de fração na reta numérica. Aproveitamos o tema, que é transversal, para trabalhar a multidisciplinaridade: kg, quantidade, produção de texto, gênero textual entrevista, higiene.

Foi iniciado o trabalho fazendo o levantamento de ingredientes para fazer a pizza. Os alunos elaboraram uma entrevista com a merendeira para verificar qual o sabor que iriam produzir e como teria que ser realizada a higiene das carteiras e das mãos.

Com os ingredientes em mãos, a turma foi a horta da escola para pegar manjericão, plantado por eles mesmos quando estavam no 2º ano do primeiro ciclo, em um projeto realizado pela professora de educação física.

Foi iniciada a higiene para que desse início ao preparo: lavar carteiras e mãos com detergente e utilizar as toucas para prender os cabelos.

Foi explicado que os círculos de pizza era o inteiro e que iriamos cortar em fatias com oito pedaços, este valor era representado no denominador e a quantidade retirada era o numerador, formando assim a fração. A medida que iria entregando as fatias de pizza aos alunos, eles registravam no caderno de desenho da representação fracionária.

A atividade gerou interesse e curiosidade, além disso, os alunos sentiram-se confiantes e uteis. A aprendizagem foi significativa e divertida e ao fim, e ainda a turma deliciou-se com a pizza que eles mesmo fizeram.

Aprender de forma prazerosa proporciona à criança a possibilidade de construir a sua imaginação. Os benefícios da ludicidade não estão restritos apenas ao ambiente escolar. Mas, são capazes de influenciar o sujeito ao longo da vida adulta.

A ludicidade contribui com o desenvolvimento cognitivo, motor e da psicomotricidade da criança, estimula a criatividade, fantasia e imaginação, explora habilidades, favorece a sociabilização, contribui com o desenvolvimento de competências interativas, a criança torna-se mais espontânea, aprende regras, limites, potencialidades e proporciona a aquisição do conhecimento.

O lúdico é um recurso metodológico de suma importância para auxiliar a aprendizagem das crianças.

As atividades concretas desenvolvem o raciocínio do aluno estimulando o pensamento lógico matemático, na construção de esquemas conceituais dando contornos e significados. É por meio dessas interações com o meio físico e social, que a criança constrói seu conhecimento.

Assim, entende-se que as atividades concretas sejam essenciais para a constituição de um ensino-aprendizagem significativo e atraente, pois esses materiais auxiliam os alunos na construção do conhecimento processual, além de trazer para dentro da sala de aula descontração, interesse, motivação e significado para a aprendizagem.





















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