A Importância da água para a sobrevivência dos seres vivos.
Professora Elenice dos Santos Andrade, 4º ano. Escola Municipal Professor Ivon Zardo.
De acordo com o tema proposto, foram abordadas diversas questões sobre a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos, sendo a água fonte de vida, recurso natural, responsável pela sobrevivência de várias espécies vegetais e animais, como também representa valores sociais e culturais, como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.
Os alunos do 4º ano realizaram pesquisas e entrevistas com seus familiares sobre a importância da água e como ela é utilizada no nosso dia a dia, como consumo, higiene, limpeza, agricultura através de irrigação , nas indústrias , nas máquinas a vapor, para a produção de medicamentos para a nossa saúde entre outros. Também foi ressaltado a importância de economizar e cuidar da água do planeta, já que apenas 3% da água do planeta é doce, 99% está congelada nas regiões polares ou em rios subterrâneos de acordo com as pesquisas dos alunos, auxiliados pela professora.
Os alunos também assistiram vídeos sobre a poluição e contaminação dos mares e rios (poluição da água), com isso tiveram uma visão ampla sobre os principais poluentes da água incluindo bactérias, vírus, parasitas, fertilizantes, pesticidas, medicamentos, nitratos, fosfatos, plásticos, resíduos fecais e até substâncias radioativas. Por meio dos vídeos foi possível observar que estes elementos nem sempre tingem a água, de tal forma que a poluição hídrica é invisível, muitas vezes os seres vivos podem correr o risco de consumir água contaminada. Uma informação importante a qual os alunos não possuiam conhecimento é que a àgua potável é cristalina, não possui cheiro e nem gosto. Muitos de nossos alunos moram a beira de corregos (esgoto), os quais brincam na água , sem ter noções do perigo de contaminação e doenças. Foram citadas algumas doenças de veiculação hídrica, as quais a água é o principal veículo de tranmissão e são causadas por microrganismos como: cólera, leptospirose, varíola, dengue, diarréia, febre tifóide, entre outras.
Os alunos tiveram um breve conhecimento o qual a ação humana é a principal responsável pela poluição da água e as principais fontes de poluição da água são as atividades agrícolas, atividades industriais, atividades domésticas e contaminação por resíduos de cadáveres. Foi falado da importância de consumir água cristalina e saudável, água potável, o ciclo da água e outros.
Foram realizadas diversas atividades como: produção de texto, histórias em quadrinhos, apresentações, confecção de livro, contação de histórias utilizando o livro confeccionado sobre a água, concurso sobre o melhor livro em termos de confecção e capricho, os alunos também visitaram as salas apresentando os seus livros e fazendo uma breve abordagem sobre a necessidade de conscientização e preservação desse bem tão precioso para nossa sobrevivência.
Foi um trabalho significativo, o qual os alunos demonstraram grande interesse e curiosidades sobre o assunto abordado, com isto foram atingidos os objetivos propostos.
De acordo com o tema proposto, foram abordadas diversas questões sobre a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos, sendo a água fonte de vida, recurso natural, responsável pela sobrevivência de várias espécies vegetais e animais, como também representa valores sociais e culturais, como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.
Os alunos do 4º ano realizaram pesquisas e entrevistas com seus familiares sobre a importância da água e como ela é utilizada no nosso dia a dia, como consumo, higiene, limpeza, agricultura através de irrigação , nas indústrias , nas máquinas a vapor, para a produção de medicamentos para a nossa saúde entre outros. Também foi ressaltado a importância de economizar e cuidar da água do planeta, já que apenas 3% da água do planeta é doce, 99% está congelada nas regiões polares ou em rios subterrâneos de acordo com as pesquisas dos alunos, auxiliados pela professora.
Os alunos também assistiram vídeos sobre a poluição e contaminação dos mares e rios (poluição da água), com isso tiveram uma visão ampla sobre os principais poluentes da água incluindo bactérias, vírus, parasitas, fertilizantes, pesticidas, medicamentos, nitratos, fosfatos, plásticos, resíduos fecais e até substâncias radioativas. Por meio dos vídeos foi possível observar que estes elementos nem sempre tingem a água, de tal forma que a poluição hídrica é invisível, muitas vezes os seres vivos podem correr o risco de consumir água contaminada. Uma informação importante a qual os alunos não possuiam conhecimento é que a àgua potável é cristalina, não possui cheiro e nem gosto. Muitos de nossos alunos moram a beira de corregos (esgoto), os quais brincam na água , sem ter noções do perigo de contaminação e doenças. Foram citadas algumas doenças de veiculação hídrica, as quais a água é o principal veículo de tranmissão e são causadas por microrganismos como: cólera, leptospirose, varíola, dengue, diarréia, febre tifóide, entre outras.
Os alunos tiveram um breve conhecimento o qual a ação humana é a principal responsável pela poluição da água e as principais fontes de poluição da água são as atividades agrícolas, atividades industriais, atividades domésticas e contaminação por resíduos de cadáveres. Foi falado da importância de consumir água cristalina e saudável, água potável, o ciclo da água e outros.
Foram realizadas diversas atividades como: produção de texto, histórias em quadrinhos, apresentações, confecção de livro, contação de histórias utilizando o livro confeccionado sobre a água, concurso sobre o melhor livro em termos de confecção e capricho, os alunos também visitaram as salas apresentando os seus livros e fazendo uma breve abordagem sobre a necessidade de conscientização e preservação desse bem tão precioso para nossa sobrevivência.
Foi um trabalho significativo, o qual os alunos demonstraram grande interesse e curiosidades sobre o assunto abordado, com isto foram atingidos os objetivos propostos.
Comentários
Postar um comentário